![]() |
| Photo by jcob nasyr on Unsplash |
Mas também é muito frequente, durante o ano, ouvir gente lamentando os fracassos das metas anteriores. Isso acontece, em partes quando colocam objetivos difíceis demais, ou que não dependem diretamente e apenas da boa vontade em cumpri-los, ou simplesmente são metas absurdas feitas no calor do momento.
Porém, existem casos, e eu conheci vários deles de perto, de pessoas que se comprometem pelos outros. O exemplo mais famoso disso é o clássico "eu vou mudar por você", ou pelos pais, amigos, religião... Se já é tão difícil mudar (seja qual for o tipo de mudança) por vontade própria, abandonar hábitos, ou deixar de fazer alguma coisa, quem dirá assumir o compromisso de uma mudança por outra pessoa.
Com isso, eu não quero criticar quem aproveita o final do ano para refletir sobre o que está errado, o que não faz mais bem ou o que não dá mais certo. Ao contrário, é muito válido repensar as coisas como elas estão. Mas o maior compromisso que você pode e deve ter é consigo mesmo. Você deve ser o motivo pelo qual vale a pena mudar, afinal, qualquer propósito de melhoria, vai beneficiar a você mesmo.

Comentários
Postar um comentário