![]() |
| Photo by Casey Horner on Unsplash |
Nem sempre é preciso estar bem o tempo inteiro. Nem sempre é possível estar bem o tempo todo. Curtir a "fossa" também faz parte do processo de superação de qualquer coisa e, por mais clichê que seja dizer isso, vale a pena ressaltar que os dias ruins servem para valorizarmos os bons. Na ânsia de deixar tudo nos conformes dentro de nós mesmos, com os nossos sentimentos, às vezes, acabamos passando por cima deles. Superar qualquer dificuldade é ótimo e necessário, mas não é preciso fazer tudo imediatamente. As coisas levam seu tempo para se ajeitarem e nós também necessitamos de tempo para ficar de bem com nós mesmos e com os próprios sentimentos.
Não é preciso ser produtivo o tempo todo, nem é possível. Existem circunstancias, situações a parte e coisas que não dependem só da gente ou da nossa boa vontade. Tudo normal, faz parte, mas, por algum motivo, muita gente entende isso como um sinal de fraqueza ou de má vontade. É normal as coisas estarem confusas, bagunçadas, fora do lugar. É comum e perfeitamente humano a nossa vida não estar exatamente do jeito que gostaríamos que estivesse. Mas o que se pode fazer? Tentar melhorar, sim. Acreditar que tudo vai estar bem, em ordem e perfeito; não.
É tão difícil aceitar que está tudo bem não estar bem porque em todo os lugares estão vendendo a ideia de vida perfeita. É só passar um minutinho que seja em qualquer rede social para ver o quanto tem gente mostrando uma vida perfeita, sem problemas, tudo certo. De tanto a gente ver isso em tantos lugares, inconscientemente, às vezes, acabamos comprando a ideia e quando a gente menos espera já estamos nos comparando a alguém com uma vida tão feliz que nem sequer existe.
Acho bastante cruel essa ideia de estar pleno o tempo inteiro, apesar de qualquer coisa que esteja acontecendo, se pensarmos nos efeitos que essa cobrança de perfeição em tempo integral causam nas pessoas. Existem coisas que realmente fogem do nosso controle e a gente nem sempre sabe lidar com elas. E tudo bem também! Ninguém veio a esse mundo com um manual de instruções, é como dizem "vivendo e aprendendo, morrendo sem saber de nada".
De todas essas coisas, uma lição eu aprendi: qualquer tipo de cobrança excessiva cansa. desgasta e não leva ninguém a lugar algum. Convenhamos que as chances de conseguir resolver qualquer problema e de cultivar a paz de espírito ficam bem reduzidas quando existe uma cobrança enorme para tudo ficar bem imediatamente. Tudo no seu tempo.

Comentários
Postar um comentário