Imprevisto, pausa e retomada

Photo by Meireles Neto on Unsplash
 Antes de voltar a postar no blog, eu preciso explicar o meu sumiço de tanto tempo, afinal de contas, não dá para voltar como se nada tivesse acontecido. E, aproveitando a oportunidade, pensei que seria muito interessante relacionar o motivo da minha ausência aos imprevistos, em geral, que acontecem na vida de todos nós. Uma situação adversa como esta me fez parar para pensar que podem existir algumas etapas comuns nas fases difíceis que a maioria das pessoas passam; o imprevisto, uma pausa e a retomada.
 Fiquei sem internet em casa desde abril. Foi um imprevisto e tanto e no primeiro dia fiquei muito perdida pensando em como eu ia conseguir fazer tudo o que precisava sem internet. Atualmente, nós fazemos muita coisa pela internet e é muito difícil imaginar a vida sem a comodidade de ter um WiFi em casa. Com isso, fui obrigada a fazer uma pausa no blog, o que eu achei que seria péssimo, na verdade me ajudou (em partes). Neste período de pausa, eu pude entender melhor algumas coisas e consegui escrever muito mais.
 Mas não se engane porque nem tudo são flores. Até eu me adaptar (entenda adaptar por: procurar alguma rede WiFi aberta desesperadamente) levou um tempo. Não pretendo fazer disso um drama, mas a adaptação precisa existir em qualquer imprevisto, seja ele mais tranquilo (como foi o caso da falta de internet), seja ele mais difícil ou sofrido. O momento de pausa está muito ligado a adaptação. É como se fosse uma interrupção naquilo que de uma hora para outra deixou de ser bom (ou de funcionar). E essa interrupção é a hora de se pensar em soluções, ou alguma forma de conviver com o imprevisto. No meu caso, eu achei um lugar onde conseguia usar o WiFi então eu pude conviver com o problema. 
 A retomada é o momento de dar continuidade àquilo que precisou ser interrompido. Em alguns casos é como "dar a volta por cima". Retomar não significa, necessariamente, voltar exatamente do ponto onde você parou, você já pode estar bem além. Eu tive vontade de voltar a postar no blog porque eu comecei a escrever muito mais e isso me motivou. Tudo isso aconteceu durante a "pausa" e eu aproveitei para me dedicar a escrever. Isso pode acontecer em qualquer situação e retomadas podem significar muitas coisas boas e até mesmo novos começos.

Comentários