![]() |
| Photo by G. Crescoli on Unsplash |
O post de hoje é mais um desabafo voltado para a vida universitária. Aliás, acho que esse vai virar um tema fixo do blog, os perrengues que a faculdade traz. O assunto de hoje é o sonhado estágio. No caso é um sonho talvez durante o primeiro semestre, a partir do segundo já começa a virar preocupação; no terceiro, desespero. E daí em diante vira um problema que só aumenta de tamanho conforme os dias vão passando e nada do estágio dar o ar da graça.
Inicialmente eu achava que a quantidade de estágios para a grande procura era um problema da área de comunicação social. Mas não, isso é cada vez mais frequente em outras áreas e uma amiga que faz química também tem reclamado muito sobre a dificuldade em arrumar o seu lugarzinho ao sol no mercado de trabalho.
Os requisitos são o que mais me deixam frustrada quando eu leio o anúncio de alguma vaga. Conversando com algumas colegas, a gente até faz piada sobre a quantidade de coisas que exigem de um simples estagiário. Experiência é o pior deles. Como é que eu vou ter experiência, se para ter experiência eu preciso ter experiência?? Deu para entender? Pois é... A carga horária também acaba virando um empecilho, estágio são, no máximo, seis horas por dia, certo? Algumas empresas talvez ainda não saibam disso.
Tenho a impressão que qualquer dia vou encontrar uma vaga de estágio mais ou menos assim:
Vaga de estágio de jornalismo - cursando do 3° ao 6° semestre. Disponibilidade das 8 as 19hrs
Cargo: estagiário júnior. Salário: a combinar.
Requisitos: Experiência em redação jornalística, redator e assessoria, inglês fluente, espanhol avançado, veículo próprio (eu já vi isso como requisito em um anúncio), capacidade para sugerir boas pautas. Experiência em ocultismo, coaching, ler cartas e falar mandarim é um diferencial.
Brincadeiras à parte, a saga em busca de um estágio é realmente desagastante e muitas vezes deixa quem procura por uma oportunidade desanimado. Mas mesmo com todas essas dificuldades ainda é preciso manter o astral longe de toda a negatividade que essa situação possa representar, ou pelo menos tentar...

Comentários
Postar um comentário