Aos dezoito anos

 Completar dezoito anos, ao contrário do que muita gente imagina, não é tão empolgante quanto parece. É verdade que os seus pais vão te dar uma liberdade muito maior - às vezes - e você vai começar a ser levado um pouquinho mais a serio, - mas bem pouquinho mesmo - só que toda essa "liberdade" não vem de graça, aliás, "toda essa liberdade" vem acompanhada de uma dose de responsabilidades, ainda mais obrigações e eventuais: "você não tem mais idade para isso" que traz um sentimento de nostalgia e uma vontade enorme de voltar no tempo e ser menor de idade outra vez.

 Crescer, obviamente, é um processo natural que faz parte da vida, mas a verdade é que nem sempre nós estamos prontos para amadurecer - ou completar dezoito anos, por incrível que pareça. Dentro de casa não existem tantas mudanças, mas a diferença é bem clara nas relações com as outras pessoas e também fora de casa.

 O mundo e as pessoas vão sempre exigir que estejamos prontos para qualquer situação e mesmo não estando, pelo menos, conhecer alguma maneira de conduzir a vida é uma forma eficiente de crescer.

Foto: unsplash.com

Comentários