Como minha rotina mudou depois da faculdade

Foto: Pinterest
Depois de um ano na faculdade, eu pude perceber várias mudanças de hábito e não só na minha rotina em relação aos horários de aula. A universidade basicamente mudou o ritmo do meu dia, meus horários durante e depois da aula, enfim eu reprogramei toda a minha vida em função da faculdade e do que os estudos exigem de mim, praticamente. Talvez por ser ainda o meu primeiro ano tem sido difícil não me deixar levar por alguns hábitos que não são muito saudáveis. Então, decidi enumerar alguns dos péssimos hábitos que eu adquiri e, quem sabe, durante as férias eu não me planeje mais e melhore estes pontos na minha vida.
  • Falta de horários – para tudo, estudar, comer, dormir, relaxar, tudo isso é feito em qualquer hora e às vezes até ao mesmo tempo. Estudar e comer, por exemplo, fez parte da minha rotina em época de provas ou entrega de trabalhos.
  • Alimentação desregrada – tanto na faculdade quanto em casa eu perdi bastante a noção de horários para me alimentar. Em casa, quando eu percebia eu já tinha passado horas estudando sem comer nada e quando me dava conta estava morrendo de fome. Comecei a comer em uns horários estranhos também (como almoçar às 16hrs) e a fazer combinações estranhas e que não agradam a muita gente (como pão com água, por exemplo)
  • Na ânsia de estudar todo o conteúdo, tirar boas notas e colocar a matéria em dia, eu praticamente abri mão dos meus horários para relaxar, assistir a uma série, um vídeo, ler um livro que não seja sobre as matérias que eu estava estudando, até mesmo quando pegava o celular era para resolver coisas/falar sobre algum trabalho em grupo.
  • Dormir também foi um problema nas épocas em que eu tinha que entregar trabalhos ou estudar para as provas porque eu não consigo estudar com sono, então, quando os meus estudos já não rendiam absolutamente mais nada, eu parava de estudar e ia tentar dormir, mas por conta de toda a ansiedade eu dormia mal e às vezes perdia o sono durante a madrugada e acordava cedo no dia seguinte.
É claro que nenhum destes costumes são saudáveis e eu prejudiquei muito a minha saúde insistindo neles. Mas com a minha primeira semana de férias eu estou repensando os meus horários e a minha rotina para que no próximo semestre eu não insista mais nestes erros que, aparentemente, parecem certos porque eu dedicava o máximo de tempo aos meus estudos, mas, na verdade, eu me prejudiquei muito e às vezes até mesmo comprometi o rendimento dos meus estudos com jornadas tão longas. 

Comentários