Como eu estudo inglês

 Atualmente, todo mundo sabe o quanto é importante conhecer um outro idioma, além do materno e por inúmeros motivos, mas os mais comuns são: a sua profissão vai exigir, - na maioria dos casos - e é quase uma obrigatoriedade no currículo. Eu já recebi um e-mail com uma vaga de estágio que precisava de estudantes com inglês fluente e espanhol básico, no mínimo. Então, o post de hoje vai ser um pouco sobre dicas de estudo para quem quer aprender/reforçar o aprendizado de alguma língua estrangeira. 
 Eu ainda tenho muito a aprender e confesso que se eu fosse um pouco mais motivada e focada o meu nível de inglês certamente seria muito mais alto. Já estudei em três diferentes cursos presenciais antes de vir morar em São Paulo e não me adaptei bem a nenhum deles, era sempre a mesma coisa, os exercícios eram chatos e parecia que aquilo que eu estudava não tinha qualquer relação com o mundo real. Afinal de contas, é, no mínimo, chato começar a aprender qualquer idioma pela gramática. Não foi assim que nós aprendemos a falar o nosso idioma e dificilmente teremos vontade de apender algo pelo final, praticamente. Então, vamos às dicas. 
  • Filmes, séries, músicas, canais no youtube. Me ajudou muito a melhorar a minha compreensão, além de ser um modo divertido de aprender, também é um meio fácil e você vai ouvir e combinar as legendas com o áudio. Um ótimo canal no youtube é o TED lá tem várias palestras e é possível melhorar o entendimento e ainda aprender sobre algum outro tema. 
  • Leitura de legendas. Depois de um tempo assistindo aos filmes, séries, canais no youtube você provavelmente ganhou mais segurança em assimilar as falas e as legendas e já ficou confortável com isso, então, é hora de avançar a dificuldade trocando as legendas para o idioma que você quer aprender. 
  • Leitura. Ler é um dos principais meios para aprender uma nova língua, além de ser divertido, você também pode ganhar conhecimento em muitas outras áreas. É recomendado começar por textos curtos e fáceis de compreender. Um texto muito difícil faz com que você perca o interesse, na maioria das vezes. Depoisum certo tempo, também é preciso aumentar gradualmente a dificuldade e o tamanho dos textos.
  • Exercícios e interpretação de texto. A minha última dica não poderia deixar de fora este tópico tão importante. Apostilas são ótimas para treinar, revisar, ler. E o melhor de tudo, dá para grifar, fazer anotação, anotar alguma dúvida e pesquisar sobre ela depois.

 Essas foram as minhas dicas e um pouco de como eu aprendo e estudo um novo idioma. Com isso, eu não quero dizer que este é o meio ou a ordem certa para aprender qualquer idioma, existe uma infinidade de meios para fazer isso e, em muitos casos, o que funciona com um pode não funcionar com outro. Enfim, eu espero que tenham gostado do post de hoje e até a próxima.

Comentários