Desabafos da vida adulta

Depois de entrar no ensino médio e dos quinze anos a gente começa a perceber que muitas mudanças estão em curso. Mas até os dois primeiros anos do colegial tudo vai relativamente bem e não existe um desespero tão notável, embora as perguntas sobre o universo da faculdade e do trabalho sejam mais frequentes como: “o que você vai fazer da vida?”, “quer estudar o que?”, “já pensou na universidade?”.
Até entrar na faculdade existe um enorme caminho a ser percorrido; como escolher o curso - que não é uma tarefa fácil -, escolher a instituição de ensino - muitas vezes isso também implica em escolher/mudar de cidade -, arranjar um emprego - talvez -, e um dos primeiros passos como estudar/prestar o vestibular.
Já no ensino superior, existem alguns detalhes que vamos aprender e entender somente na prática.
  • Trabalhos, tarefas e matérias para por em dia (existe sempre uma revisão ou atividade extra para fazer)
  • Horas complementares (cada curso e faculdade tem a sua exigência. No meu caso, eu posso ler um livro, fazer uma resenha ou relatório de filme/palestra, fazer um curso… Tudo isso é contado desde que eu consiga comprovar)
  • Rotina cansativa (diferente do ensino médio, onde nós temos seis aulas por dia, na universidade são apenas quatro, mas é preciso sempre revisar alguma coisa, então, principalmente para quem trabalha a rotina é muito cansativa)
  • Não existe mais tempo livre, o que existe são prioridades
O foco do desabafo hoje é sobre a faculdade e todas as mudanças ela provoca nas nossas vidas quando nos dedicamos a uma atividade e colocamos todos os nossos esforços para o desempenho de um bom trabalho com resultados satisfatórios. A administração do tempo vira algo extremamente precioso e complicado, principalmente para quem, assim como eu, é acostumado a fazer tudo quando tem vontade, quando não está com preguiça. A animação e o prazer em cumprir uma tarefa (que nunca foi algo fácil de ter) fica ainda mais difícil levando em conta que tudo agora necessita de muita dedicação, portanto, caso você não queira perder o foco e a vontade é quase uma obrigação manter o ânimo e o alto astral sempre acima de qualquer situação desanimadora.

Comentários